sexta-feira, 2 de março de 2012

QUARTZO

É um importante formador mineral formador das rochas. Mais comum de todos os minerais, pode estrar presente em todos os tipos de rochas. Possui um estrutura cristalina, composto de Dióxido de Silício (SiO2). É extremamente resistente ao intemperismo e ao desgaste físico pelo fato de ser o último mineral a se formar no resfriamento do magma a uma temperatura menor que 600ºC o que garante uma maior estabilidade. Isso talvez explique o fato do Quartzo ser o segundo mais abundante mineral da Terra atrás apenas dos Feldspatos.

Quartzo Incolor.
(Fonte:2pb.)

Ocorrências do Quartzo no Brasil.


A exploração de Quartzo na forma de lasca e cristal no Brasil intesificou-se na época da Segunda Guerra Mundial e continua intermitente até hoje, porém houve uma redução na produção da forma de cristal. Os principais e tradicionais produtores de lascas e cristal de Quartzo são: Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Bahia.


Na Bahia, ocorrem no Espinhaço setentrional e na Chapada Diamantina ocidental, nos municípios de Boninal, Brotas de Macaúbas, Ibitiara, Ipupiara, Oliveira dos Brejinhos, Piatã e Sento Sé.

Distribuição do Quartzo na Bahia
(Fonte:udop)

.
Características Físicas e Químicas do Quartzo



Propriedades Físicas:
  • Brilho: Predomina o Brilho vítreo, mas existem variedades com brilho gorduroso e esplendente.
  • Clivagem: não possui.
  • Cor: Geralmente incolor ou branco, mas frequentemente colorido devida à presença de impurezas além de poder apresentar mais de uma cor, pode-se apresentar amarelo, roxo, rosa, branco leitoso.
  • Fratura: conchoidal, quebradiça.
  • Dureza: (Escala de Mohs): 7,0
  • Densidade: 2,6 a 2,65 g/cm3
  • Hábito: prismático, granular, maciço...
  • Outras observações: apresenta piezoeletricidade

Propriedades Químicas:
  • Família / Grupo: Família Tectossillicato; Grupo do Quartzo.
  • Fórmula Química: SiO2. Dióxido de Silício.
  • Composição: Si = 46,7%, O = 53,3% Usualmente, quase puro.

Propriedades Diagnósticas:: Caracterizado por seu brilho vítreo, fratura conchoidal e forma cristalina. Distingue-se da calcita pela sua alta dureza, e da variedade incolor do berilo por uma dureza inferior.

Aplicabilidade do Quartzo


O Quartzo é largamente usado nas Indústrias: Automobilística, Bélica, da Computação, da Construção Civil, Elétrica, Eletrônica, Eletrodoméstica, de Equipamento Médico, Metalúrgica, Óptica, Química, Relojoaria, de Telecomunicações.

Principais Produtos:

Fibra óptica. Revolucionou a área das telecomunicações.
(Fonte:1bp)

Vidro de Quartzo usado na indústria automobilística.
(Fonte:4bp)

Chips com uso de Quartzo.
(Fonte:abril)

Devido a sua propriedade piezoeletrica, o Quartzo é usado em osciladores de relógio.
(Fonte:cloudibox)

Usado em esmaltes.
(Fonte:esmaltadas)

Na Indústria da Construção Civil, sob a forma de quartizito e arenito, é usada como pedra de construção e para fins de pavimentação. Como areia, o quartzo é largamente empregado na argamassa e no concreto. Também é usado na fabricação de aços especiais, ligas especiais, silicones, refratários, vidros planos.

Areia de Quartzo para argamassa.

Variedades do Quartzo

                            Quartzo branco leitoso.                                                        Quartzo rosa.
                                           (Fonte:Mw2)                                                                        (Fonte: tudojoia.)


             Quartzo amarelo.                                                 Quartzo roxo                                    
                      (fonte: 1bp.)                                                                             (fonte:zaspet)





     Usados também na confecção de jóias baratas, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas etc

Referências:


Postado por: Ian Lucas Quinteiro.

MUSCOVITA



à Resumo:

            A Muscovita recebeu esta denominação devido ao nome popular do mineral: “Vidro da Moscóvia”, pois era usado como vidro na antiga Rússia (Moscóvia). A Muscovita é um dos minerais que se apresentam com melhor transparência, melhor resistência dielétrica e maior perfeição de clivagem, podendo ser facilmente separada em palhetas de dimensões ínfimas. Ela é um mineral petencente ao grupo das Micas (filos silicatos) com fórmula molecular ideal: KAl2(Si3Al)O10(OH,F)2. A Mica, do latim micare (brilhar), é a designação dada a um grupo de silicatos, constituído basicamente de alumínio, sódio ou potássio e muitas vezes por ferro e magnésio cristalizado no sistema monoclínico com uma característica evidente: um empilhamento de folhas finíssimas, que pode ser destacadas facilmente. Utilizando o método macroscópico de análise para diferenciar a Muscovita da Biotita, a transparência será logo notada, mas devido as impurezas presentes nela, também poderá, raramente, ser encontrada com coloração Rósea ou Marrom, e por essa distinção a Muscovita é chamada de mica brancas, enquanto a Biotita é chmada de mica negra. As micas também são conhecidas por serem muito finas e qualquer mudança de peso sobre elas podem causar rachaduras e até quebrar.

à Formação e locais de ocorrência da Muscovita:

            A muscovita ocorre em rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, em concentrações muito variáveis, sendo formada por processos pneumatolíticos, hidrotermais e metamórficos (metamorfismo regional e de contato em condições de temperaturas baixas e altas); forma-se também na cristalização magmática de rochas ácidas, especialmente em fase final, aparecendo nos granitos com duas micas, aplitos e pegmatitos (onde a exploração industrial é feita com maior frequência, já que são corpos rochosos de granulação grossa), sendo que nos granitos a maioria dos casos resulta de transformações pós-magmáticas (metamorfismos e hidrotermalismo).
A muscovita é mais resistente que o feldspato ao intemperismo. Assim, ela pode ser encontrada com o quartzo em muitos sedimentos nas praias, nos fundos e margens de rios e lagos.

à Onde usamos a Muscovita:

            As variedades esfoliáveis e limpas da muscovita são principalmente empregadas na construção de aparelhos elétricos, por causa do seu baixo coeficiente de condutibilidade térmica, por resistir a altas temperaturas e choques térmicos e por seu baixo coeficiente de dilatação. É usada normalmente em placas, mas seu pó é um bom isolante térmico, e com ele, aglomerado, fabrica-se a mica sintética. Excelente isolante elétrico, sendo usado em condensadores, reostatos, telefones, lâmpadas elétricas e fusíveis. Já se usou também em janelas como substituto do vidro.

à Características gerais, físicas e químicas da Muscovita:

  • GRUPO - FAMÍLIA: Grupo das Micas; Família dos Filos silicatos;
  • FÓMULA QUÍMICA: KAl2(AlSi3O10)(OH)2;
  • COMPOSIÇÃO: Essencialmente é um silicado de potássio, alumínio, hidratado e frequentemente contém pequenas quantidades de ferro férrico e ferroso, magnésio, cálcio, sódio, lítio, flúor e titânio;
  • CRISTALOGRAFIA: Muscovita e biotita cristalizam-se no sistema monoclínico, classe prismática;
  • PROPRIEDADES ÓPTICAS: Biaxial;
  • HÁBITO: Placoso, laminado e foliado;
  • CLIVAGEM: Pinacóide basal perfeita;
  • DUREZA: Apresenta dureza de 2 a 2,5;
  • DENSIDADE: Apresenta densidade de 2,76 a 3,1;
  • FRATURA: Não se observa fraturas, devido a sua clivagem perfeita resultando folhas bem finas que são bastante flexíveis e elásticas;
  • BRILHO: É vítreo, sedoso ou nacarado;
  • DIAFANEIDADE E COR: Transparente, incolor em folhas delgadas, em blocos espessos translúcida com matizes claros do amarelo, castanho, verde e vermelho;
  • TRAÇO: Branco; e
  • PROPRIEDADES DIAGNÓSTICAS: Caracterizada pela sua clivagem extremamente perfeita e por sua cor clara. Distingue-se da flogopita por não ser decomposta pelo ácido sulfúrico, da lepidolita por não ter cor rubra e da biotita por não ter cor escura.

à Imagens:
















à Referências:


Postado por Bruno Andrade






BIOTITA

BIOTITA

Recebendo esse nome em homenagem ao grande físico francês Biot, a biotita é um mineral comum da classe dos silicatos, grupo das micas. Também chamada de mica negra, constitui junto com a muscovita os tipos de micas mais abundantes na crosta terrestre.


Biotita de Bancroft, Ontário, Canadá. 
amostra é de aproximadamente 4 polegadas (10 centímetros) de diâmetro.


É formada principalmente por processos magmáticos hidrotermais e metamórficos, exibindo evidências de mudanças composicionais como a variação da temperatura, pressão e composição litológica. Normalmente são encontradas amostras de biotitas em rochas sieníticas, granitos, veios pegmatíticos, gnaisses e rochas metamórficas em geral.
Devido a algumas características como, por exemplo, sua excelente clivagem placóide a biotita se rompe facilmente em finas lâminas flexíveis, pode ser também facilmente alterada pelo intemperismo químico em climas úmidos e quentes, dando origem a argilas que normalmente adquirem coloração especificas variando em tons de vermelho e amarelo devido à presença de quantidades variáveis de ferro e do estado de oxidação.


Biotita de Bancroft, Ontário, Canadá. 
amostra é de aproximadamente 4 polegadas (10 centímetros) de diâmetro

Uma vista lateral do espécime biotite a partir da foto acima. 
espécime é aproximadamente 3/8 polegada (0,95 centímetros) de espessura.

PROPRIEDADES FISICAS DA BIOTITA
1. FAMÍLIA /GRUPO: Família dos Filossilicatos; Grupo das Micas.
2. FÓRMULA QUÍMICA: K(Mg,Fe)3(AlSi3O10)(OH)2
3. COMPOSIÇÃO: 10,86 % K2O, 23,24 % MgO, 11,76 % Al2O3, 8,29 % FeO, 41,58 % SiO2, 3,64 % H2O. É um silicato de potássio, magnésio-ferro-alumínio, hidratado.
4. CRISTALOGRAFIA: cristalizam-se no sistema monoclínico, classe prismática.
5. PROPRIEDADES ÓPTICAS: Biaxial negativo.
6. HÁBITO: placoso, laminado, foliado.
7. CLIVAGEM: pinacóide basal perfeita {001}.
8. DUREZA: A biotita apresenta dureza relativamente baixa variando entre 2,5 a 3.
9. DENSIDADE: apresenta densidade 2,8 a 3,2.
10. FRATURA: Não se observa fraturas, devido a sua clivagem perfeita resultando folhas bem finas que são bastante flexíveis e elásticas.
11. BRILHO: Micáceo, reluzente.
12. DIAFANEIDADE E COR: usualmente verde escuro, castanho a preto. Mais raramente amarelo-claro. As folhas delgadas tem cor enfumaçada.
13. TRAÇO: branco
15. PROPRIEDADES DIAGNÓSTICAS: caracterizada por sua clivagem micácea e cor escura. 

UTILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Devido a características das micas em geral assim como seus derivados como: baixa densidade, baixa condutividade térmica e acústica, caráter quimicamente inerte, elevada capacidade de absorção de líquidos, etc., materiais resultantes de biotitas e outras micas servem a inúmeras aplicações em diversos ramos da atividade humana. Na construção civil principalmente podem ser enumeradas:
Participação de agregados de concreto leve, com cimento Portland e água;
Isolamento de paredes laterais de forros;
Isolamento em armazenagem à frio; 
Isolamento de blocos de concreto; como enchimento em furos dos blocos de concreto.
Funciona como isolante térmico e sonoro e isolamentos de assoalhos. Entre a dormente de madeira e acima da laje de concreto.
A mica moída é aplicada na produção de tintas e nas indústrias de materiais de transportes, eletrodos, cerâmica e na perfuração de poços de petróleo. A mica moída a seco é inerte, flexível e não é abrasiva, além de apresentar grau de brancura de 75%. Devido a essas características, esse produto de mica é muito utilizado em tintas, papel, borracha e plástico (LUZ, et al. 2003).

Bibliografia consultada:

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/micas-utilizacao-industrial.html
http://www.uned.es/cristamine/fichas/biotita/biotita.htm
http://geology.com/minerals/biotite.shtml
http://abeurj.wordpress.com/2010/10/18/quimica/
http://www.pormin.gov.br/informacoes/arquivo/mica_propriedades_aplicabilidade_ocorrencias.pdf

Fotos
http://geology.com/minerals/photos/biotite-15.jpg
http://geology.com/minerals/photos/biotite-side-15.jpg
http://geology.com/minerals/photos/biotite-side-384.jpg


POSTADOS POR: DAVID PÉRICLES RODRIGUES BITENCOURT



                              Introdução(Magnetita)


Mineral é um sólido homogêneo de origem natural, com composição química definida e estrutura cristalina característica. Os minerais são geralmente formados por processos inorgânicos. Entre eles esta a Magnetita.
A magnetita é a fonte mais valiosa entre os minérios de ferro. É encontrada, como pequenos grãos, disseminada nas rochas ígneas e metamórficas.

Composição e Identificação

A Magnetita, é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III (FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69% de FeO e 31% de Fe2O3 ou 72,4% de ferro e 26,7% de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaédrica. É um material de dureza 5.5 - 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso específico entre 5,158 e 5,180. É um mineral que se dissolve lentamente em ácido clorídrico.




Localidades

Grandes depósitos de magnetita foram encontrados em Kiruna, região nordeste da Suécia, em algumas   região de Nova York dos Estados Unidos. Também foram encontrados depósitos na Noruega,Alemanha, Itália, Suíça, África do sul, Índia, México, e nos estados americanos de Nova Jérsei, entre outros.
É encontrada, algumas vezes, Noruega grande quantidade nas areias de praia conhecidas como areia mineral, areia ferrosa ou areia preta. Este tipo de areia é encontrada em vários lugares, principalmente na Califórnia ( Estados Unidos ) e na costa oeste da Nova Zelândia. A magnetita é resultado de erosão do solo que os rios levam para o mar, concentrando-se nas praias pela ação das ondas e das correntes marítimas.
A magnetita também é encontrada em meteoritos.
A magnetita, quando aquecida a uma temperatura superior a 550 °, adquire a estrutura da Hematita (Fe2O3).


Curiosidades

A magnetita é a pedra-ímã mais magnética de todos os minerais da Terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bussolas. O nome, magnetita vem da região onde a mesma era antigamente encontrada, que era a Magnésia (região da Grécia), e magnésia quer dizer "lugar das pedras mágicas", pois estas pedras "magicamente" atraiam-se.



Referencias:

texto...
para entender a terra (minerais)
Wikipedia(magnetita)
para entender a terra (propriedade dos minerais)
imagens...
Google imagens(magnetita)