quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

LIMITES CONVERGENTES


O globo terrestre é coberto por placas tectônicas, se há a separação delas em certo lugar, em outro local elas deverão convergir, e é justamente por isso que o nosso planeta não está em expansão, já que durante essa convergência a borda de uma das placas, a de menor densidade, reclina-se para baixo entrando assim na zona de subducção onde será reciclada.

Embora todas as zonas convergentes sejam basi­camente semelhantes, a natureza das colisões de placas é influenciada pelo tipo de matéria da crosta envolvida no processo. Elas podem ocorrer entre duas placas oceânicas, uma placa oceânica e outra continental ou entre duas placas continentais.
Quando placas oceânicas colidem, a placa mais densa, mais antiga, mais fria e mais espessa mergulha sob a outra placa, em direção ao manto. À medida que a placa fria desce, a pressão aumenta; a água aprisionada nas rochas da crosta oceânica subduzida é “espremida” e ascende à astenosfera acima da placa. Esse fluido causa fusão do manto, produzindo uma cadeia de vulcões, conhecidos como “Arco de Ilhas, no fundo oceânico atrás da fossa.

Quando duas placas continentais colidem, ambas resistem à subducção. Pensa-se que isto sucede devido à menor densidade, e assim ànatureza flutuante, das rochas continentais. Supõe-se que um encontro de placas deste tipo ocorreu quando o outrora separado continente indiano colidiu com a Ásia e deu origem aos Himalaias, talvez a mais espetacular cadeia de montanhas da Terra.




          No choque do tipo oceano-continente a borda continental, menos densa devido a predominância de rochas graníticas e alumínio sobrepõe a borda oceânica mais densa devido a predominância de rochas basálticas e ferro, que entra na zona de subducção. A borda continental sofre uma deformação plástica formando um cinturão de montanhas aproximadamente paralelo à fossa de mar profundo.

Exemplos reais:
Himalaia: Convergência entre placas continentais



Cordilheira dos Andes: convergência entre placa oceânica e continental




Ilhas Japonesas: Convergência entre placas oceânicas





Referências:
Nuno Correia, 2011
Press, Frank; Porto alegre; 2006
Teixeira, Wilson; São Paulo;2000

3 comentários: