sexta-feira, 2 de março de 2012

FELDSPATO

Os Feldspatos representam o mais abundante grupo de minerais constituintes das rochas ígneas. Podem ocorrer em rochas que sofreram metamorfismo térmico ou regional e também são importantes constituintes de muitos sedimentos e rochas sedimentares.




São uma combinação química entre silicatos de alumínio com potássio, sódio, cálcio e, raramente, bário. Devido a sua grande complexidade química e extraordinária presença na crosta terrestre serve de base para a classificação das rochas ígneas.



Feldspato Potássico: Microclina


Propriedades física do Feldspatos:

  • Dureza: Varia entre 6 e 6,5 (Escala de Mosh).
  • Densidade: 2.55 e 2.76 g/cm³.
  • Clivagem: Perfeita em duas direções, formando angulo de 90º (ou próximo disto).
  • Brilho: Vítreo.
  • Sistema de Cristalização: Monoclínico, triclínico.
  • Aspecto: Translúcido e transparente.
  • Traço: Branco.
  • Fratura: Desigual, estilhaçada, granulada.

Aplicações econômicas 

As principais indústrias a utilizarem o Feldspato como obra-prima são a vidreira, a cerâmica tradicional (revestimentos cerâmicos, louça sanitária, louça de mesa e porcelana elétrica) e as indústrias de fitas metálicas e esmaltes. Na cerâmica, sua função é a de fundente, pois seu ponto de fusão é menor do que a maioria do outros componentes, servindo de cimento para as partículas das varias substâncias cristalinas, além de outros aspectos, como as reações físico-químicas. Já na industria do vidro, o feldspato fornece a alumina, para aumentar a aplicabilidade do vidro fundido, melhorando o produto final e dando-lhe uma estabilidade química maior, 
inibindo a tendência de devitrificação. 
O feldspato tem outras utilizações como na produção de vernizes e tintas onde é usado na produção de fritas metálicas, na produção de eletrodos para solda, abrasivos leves além de ser utilizado em próteses dentárias.Na maior parte de suas aplicações o feldspato pode substituído, total ou parcialmente pela rocha nefelina sienito. Além dessa rocha, são também potenciais substitutos do feldspato: argila, talco, pirofilita, areia feldspática e escória de alto-forno.  


As reservas Brasileiras de feldspato totalizam aproximadamente 116 milhões de toneladas, sendo 41,4% reservas medidas, 28% reservas indicadas e 30,6% reservas inferidas. Entre os estados brasileiros destacamos São Paulo com 47,1%, Minas Gerais com 36,3% e o Paraná com 10,7% das reservas nacionais. Analisando por regiões estaduais temos os municípios de Castro – PR, com 11 milhões, Sorocaba – SP com 7,7 milhões e Itinga – MG com 4,2 milhões de toneladas. Com relação às reservas de feldspato, existe uma grande dificuldade para uma quantificação mais precisa, uma vez que ele ocorre em rochas pegmatíticas.


Referências:

11 comentários:

  1. Boa tarde Sr Lucas Guimarães, sou corretor imobiliário e tenho uma Mina com lavra definitiva de Feldspato e Mica para venda, em uma área de 340 hc, virgem nunca explorado. Tbm com pedido de Aditamento de Água Marinha, Berilo, Turmalina e Quartzo. Processo de lavra bem adiantado. Se o Sr tiver interesse em fazer parceria na venda estou a disposição. Email. andremalves96@creci.org.br

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amo essa pedrinhas coloridas de cores variadas.

    ResponderExcluir
  4. Não entendi o aspecto : "translúcido e transparente. Creio Que isso corresponda ao feldspato

    ResponderExcluir
  5. eu em deixem de ser folgados e de se critiar uns aos outros eu emmmm gente chata folgada :)

    ResponderExcluir