sexta-feira, 2 de março de 2012


                              Introdução(Magnetita)


Mineral é um sólido homogêneo de origem natural, com composição química definida e estrutura cristalina característica. Os minerais são geralmente formados por processos inorgânicos. Entre eles esta a Magnetita.
A magnetita é a fonte mais valiosa entre os minérios de ferro. É encontrada, como pequenos grãos, disseminada nas rochas ígneas e metamórficas.

Composição e Identificação

A Magnetita, é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III (FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69% de FeO e 31% de Fe2O3 ou 72,4% de ferro e 26,7% de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaédrica. É um material de dureza 5.5 - 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso específico entre 5,158 e 5,180. É um mineral que se dissolve lentamente em ácido clorídrico.




Localidades

Grandes depósitos de magnetita foram encontrados em Kiruna, região nordeste da Suécia, em algumas   região de Nova York dos Estados Unidos. Também foram encontrados depósitos na Noruega,Alemanha, Itália, Suíça, África do sul, Índia, México, e nos estados americanos de Nova Jérsei, entre outros.
É encontrada, algumas vezes, Noruega grande quantidade nas areias de praia conhecidas como areia mineral, areia ferrosa ou areia preta. Este tipo de areia é encontrada em vários lugares, principalmente na Califórnia ( Estados Unidos ) e na costa oeste da Nova Zelândia. A magnetita é resultado de erosão do solo que os rios levam para o mar, concentrando-se nas praias pela ação das ondas e das correntes marítimas.
A magnetita também é encontrada em meteoritos.
A magnetita, quando aquecida a uma temperatura superior a 550 °, adquire a estrutura da Hematita (Fe2O3).


Curiosidades

A magnetita é a pedra-ímã mais magnética de todos os minerais da Terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bussolas. O nome, magnetita vem da região onde a mesma era antigamente encontrada, que era a Magnésia (região da Grécia), e magnésia quer dizer "lugar das pedras mágicas", pois estas pedras "magicamente" atraiam-se.



Referencias:

texto...
para entender a terra (minerais)
Wikipedia(magnetita)
para entender a terra (propriedade dos minerais)
imagens...
Google imagens(magnetita)

Um comentário:

  1. Estou aqui para compartilhar meu testemunho sobre o que uma boa empresa de empréstimo de confiança fez por mim. Meu nome é Nikita Tanya, da Rússia e sou uma adorável mãe de 3 filhos. Perdi meus fundos ao tentar conseguir um empréstimo que foi tão difícil para mim e para meus filhos, que fui online para buscar um empréstimo e toda a esperança se perdeu até um dia fatídico quando conheci este meu amigo que recentemente conseguiu um empréstimo de um homem muito honesto, o Sr. Benjamin. Ela me apresentou a este honesto oficial de empréstimo, o Sr. Benjamin, que me ajudou a conseguir um empréstimo dentro de 5 dias úteis, serei eternamente grato ao Sr. Benjamin, por me ajudar a recuperar meus pés novamente. Você pode entrar em contato com o Sr. Benjamin por e-mail: 247officedept@gmail.com eles não sabem que estou fazendo isso por eles, mas tenho que fazê-lo porque muitas pessoas que estão precisando de um empréstimo estão lá fora, por favor, venha até este homem honesto e você também pode ser salvo. O que é que oApp:(+1 989-394-3740)

    ResponderExcluir