sexta-feira, 2 de março de 2012

GALENA



 Galena é um mineral sulfeto de chumbo comumente encontrados em veios, associada aos minerais esfalerita, pirita, marcassita, calcopirita, cerusita, dolomita, calcita, quartzo e baritina. Um segundo tipo de depósito de galena acha-se associado a rochas calcárias, quer na forma de veios, enchendo os espaços abertos, quer como depósitos de substituição. Menores quantidades são encontrados em muitas rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. É é o principal minério de chumbo e está frequentemente minado por seu conteúdo de prata.
Figura 01 - GALENA
É um mineral facilmente reconhecível por apresentar clivagem perfeita, alto peso específico, baixa dureza, cor cinzenta e brilho metálico. Quimicamente, é um sulfeto de chumbo (PbS). Cristaliza no sistema isométrico ou regular, como o cloreto de sódio, em cristais quase sempre cúbicos ou octaédricos, sozinhos ou combinados. As formas de rombododecaedro e de trioctaedro são raras.

Características do Mineral
Fórmula Química
 PbS
Composição
Sulfeto de chumbo. 87,0% Pb, 13,0% S
Clivagem
Perfeita (100)
Dureza
2,5 
Densidade relativa
7,2 - 7,6
Brilho
Metálico
Transparência
Opaco
Cor
Cinza-chumbo
Traço
Roxo









A GALENA (PbS) teve uma aplicação marcante na história das telecomunicações: foi usada como retificador para demodulação do sinal nos primeiros receptores de rádio.




Uma das principais fontes de chumbo é a GALENA, veja alguns exemplos da utilização desse  elemento químico:

  • O chumbo é o sexto metal de maior utilidade industrial. O seu uso principal é na construção de baterias para automóveis e estacionárias, que consomem em torno de 90% em todo mundo. O metal tem sofrido uma concorrência proporcionada pelo avanço tecnológico ao criar sucedâneos para o uso na construção civil.

Figura 02 - Bateria para automóveis

  • Outras aplicações importantes são na fabricação de forros para cabos, elemento de construção civil, pigmentos, soldas suaves e munições.

    Figura 03-Usado como pigmentos em tintas por exemplo na forma de cromato de chumbo que possui coloração amarela.
    Figura 04 - Usado em ligas com estanho para soldagem de componentes eletrônicos.

    Figura 05 - Utilizado como acetato de chumbo em produtos para tingimento de cabelo.

    Figura 06 - Usado na fabricação de projéteis de munições.
  • Graças a sua excelente resistência a corrosão, o chumbo encontra muitas aplicações na indústria de construção e, principalmente, na indústria química. É resistente ao ataque de muitos ácidos, porque forma seu próprio revestimento protetor de óxido. Como conseqüência desta característica, o chumbo é muito utilizado na fabricação e manejo do ácido sulfúrico. 

Figura 07 - Empregado em blindagem de materiais radioativos por ser um metal muito denso.

  • Durante muito tempo se tem empregado o chumbo como manta protetora para os aparelhos de raio-X. Em virtude das aplicações cada vez mais intensas da energia atômica, torna-se cada vez mais importante as aplicações do chumbo como blindagem contra a radiação. Sua utilização como forro para cabos de telefone e de televisão segue sendo uma forma de emprego adequada para o chumbo. A ductilidade única do chumbo o torna particularmente apropriado para esta aplicação, porque pode ser estirado para formar um revestimento contínuo em torno dos condutores internos. 
Figura 08 - Usado em vidros para proteção de radiações ionizantes e raios-X.






Figura 09 - Empregado como blindagem em roupas usadas por técnicos que trabalham com equipamentos de Raios-X.



Postado por Laise Rocha.

Fontes de pesquisa:



2 comentários: